O número de fraudes na internet aumenta gradativamente e em 2020, foram feitas 156.692 denúncias de crimes online no país, segundo os dados da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos. A fraude do boleto falso enviado online é um desses crimes e o setor de imobiliário também é alvo. Para evitar ‘cair’ nesse golpe, confira essas 6 dicas que o blog da Ginco separou.
1-Todos os boletos bancários encaminhados por email pela Ginco são de um único endereço, enviado pelo setor ‘Carteira’: setor.carteira@ginco.com.br .
2-Fique atento a grafia do endereço do email e desconfie de pontuações a mais, repetição do ‘.com.com’ e detalhes que fujam do email correto.
3-Os boletos bancários enviados pela Ginco são de apenas um banco: o Itaú. Caso receba de outra instituição, não é verídico.
4-Para facilitar o acesso aos clientes, momentâneamente, o setor ‘Carteira’ está enviando boletos via aplicativo de mensagens, apenas por dois números: (65)99214-2773 e (65)99669-7749. Se estiver com dúvidas quanto a procedência, envie uma mensagem para um desses números e a equipe responsável irá atender.
5-Prefira retirar o boleto pelo ‘APP Ginco’, além de garantir segurança também oferece vários serviços ao cliente, como: extrato de IRPF, acompanhamento de obra do seu condomínio horizontal, demonstrativo financeiros e notícias. É uma ferramenta gratuita e disponível para Android e IOS. Você pode baixar o APP Ginco clicando aqui.
6-Caso seja vítima de uma tentativa de fraude, mesmo que o pagamento não seja efetivado, é importante registrar um Boletim de Ocorrência Virtual – que contribui com a Polícia Federal, para que providências legais sejam tomadas, e se possível, notificar a empresa provedora do e-mail (Gmail, Terra, Yahoo, Hotmail).
Gostou dessas dicas e quer continuar recebendo conteúdos como esse? acompanhe nosso blog e nos siga nas redes socias.