No interior de São Paulo, mais precisamente em São José do Rio Preto, uma nova família se formava há cerca de 18 anos. Decididos em prosperar, a fisioterapeuta Ana Paula Melo e o advogado José Wilzem Macota arrumaram as malas e fixaram suas raízes em Cuiabá. Nesta terra que acolhe quem aqui chega com carinho, tiveram seus filhos, Pedro, hoje com 15 anos e Manuela, 8 anos. Eis que o vínculo estava alinhavado. No entanto, um sonho ainda os inquietava: ter uma casa em que se sentissem verdadeiramente em um lar.
Após morar em apartamento, decidiram se mudar para uma casa em condomínio, porém faltavam opções de lazer e eis que a nova escolha foi o condomínio Florais Cuiabá, da Ginco Urbanismo. “Vivemos outra realidade, tivemos crianças de apartamento e agora temos crianças de casa, elas são muito mais felizes”. Pedro complementa que morar em um condomínio fechado lhe traz liberdade. “Quase não paro aqui, fico jogando, brincando, andando de bicicleta, tenho muitos amigos”, afirmou, arrematando que mesmo quando está em família, é a varanda, um espaço rústico e charmoso, repleto de verde e com um pé de acerola, que mais lhe faz bem. E foi justamente o suco feito com as acerolas colhidas frescas que refrescou nosso bate-papo neste primeiro episódio da série Faz Bem Viver Aqui. A ideia é compartilhar histórias de famílias reais que valorizam a convivência, a conexão com a natureza, qualidade de vida e a amizade.
Tanto assim, que a amizade quase instantânea entre os vizinhos propiciou acessar memórias da infância do advogado. “A gente é família, nossos pais estão em São Paulo e sentíamos muito a falta dos encontros familiares. Aqui neste condomínio temos o Fabio Melo, que é irmão da Ana Paula. E ao chegarmos aqui em 2017, nos sentimos acolhidos, nossos vizinhos nos disseram: bem-vindos a nossa família, temos a sensação de estarmos entre amigos de uma vida inteira”, comentou Macota.
E o afeto continuou a fazer laços e indicar novos caminhos. Ana Paula atuou por dez anos como fisioterapeuta na capital mato-grossense e com a chegada da Manu sua trajetória tomou outro rumo: a gastronomia. Assim nasceu a Papa Fresca, em que ela preparava papinhas artesanais para bebês, conciliando sua experiência como mãe e os estudos. O tempero delicado e a dedicação deram tão certo que a empresa amadureceu e passou a atender papais e mamães, hoje se consolidando também em atender eventos intimistas com a gastronomia afetiva. Não seria difícil descobrir qual é o ambiente preferido da Ana. A cozinha da sua casa se transformou em seu espaço de alquimia para suas criações e o amor que une a família Macota passou a ser um dos ingredientes principais de sua preparação. A casa traz indícios de carinho em cada detalhe, fotos de família, objetos que guardam memórias de viagens e momentos importantes.
Com a agenda acelerada dos Macota, foi preciso otimizar o tempo. Ana Paula conta que a prática de esportes por todos da família sempre foi prioridade e cada um possui sua preferência. “Ao encontrar diversas possibilidades de práticas esportivas praticamente sem sair de casa, a qualidade de vida é otimizada. Manu gosta de jogar tênis, eu pratico beach tênis, academia e pilates, enquanto meu marido caminha, treina na academia e também joga beach tênis”. Além disso, os filhos estudam inglês no Florais. Entretanto, mesmo com toda a comodidade, a família curte passeios pela cidade, porém a diferença, pontuam os pais, é que todos querem voltar para casa.
Viver bem – Para Macota, viver bem é estar onde se é acolhido, é ter a sensação de pertencimento. “É bom ter uma casa para a gente voltar e se sentir bem nela”. Para as crianças, viver bem é ter liberdade. Já Ana Paula acrescenta: viver bem é contemplar a natureza desde as primeiras horas do dia, conviver com outras famílias e acompanhar o presente sendo alicerçado em boas referências, como o cuidado com o próximo, a cumplicidade, a fé, a perseverança, o respeito ao espaço coletivo e sobretudo, ser feliz.
E não é que a família Macota cresceu? Há um ano, as crianças convenceram o pai a receber o cãozinho Jack e desde então os dias ficaram ainda mais felizes, divertidos e completos.