Uma tendência que se traduz em sustentabilidade e economia é a energia solar. Nos novos condomínios residenciais da Ginco Urbanismo, Florais Safira e Florais Esmeralda, a energia solar é um dos diferenciais nas áreas comuns. A demanda para a energia solar foi apontada nas recentes pesquisas da Ginco com seus clientes e passou a constar nos novos projetos.
Para o arquiteto e administrador de obras, Paulo Henrique Machado, a energia solar nas residências é um investimento que vale a pena, especialmente na região Centro-Oeste em que o sol predomina nas estações do ano. “Há cerca de 10 anos, a energia solar era utilizada em sua maioria para aquecimento de água em residências e comércios, hoje além ter valor mais acessível em sua implantação em residências, ela é utilizada para atender os eletrodomésticos, a iluminação, substituindo a energia elétrica”, pontua ele.
Pesquisas apontam redução na conta de luz em até 95%, além de valorizar a casa pelos preceitos da sustentabilidade e da economia. “Em quatro anos em média, o proprietário já consegue ter o retorno do que investiu com a instalação da energia solar”, afirma.