Na live desta terça, Sabrina Liberato, personal organizer – deu dicas e respondeu a dúvidas sobre como organizar as tarefas do cotidiano e ensinar organização para as crianças neste tempo de pandemia, em que diversas famílias estão em casa e as mães, muitas vezes, sobrecarregadas.
Em nossas lives, trazemos convidados que trabalham nos seus respectivos mercados e buscam soluções para contornar a crise que estamos vivendo. Mas afinal, como está o seu tempo?
Você sabia que perdemos 45 minutos diariamente procurando objetos?
Sabrina comentou que por não estabelecer um mesmo lugar para guardar os objetos, como chaves de carro, por exemplo, passamos minutos preciosos procurando. “um dia você deixa na bolsa, no outro coloca na gaveta, em outro guarda na cômoda. Por que não colocar uns ganchinhos atrás da porta e explicar para a família que lá será o lugar das chaves?”, pontuou ela.
Planeje seu dia antecipadamente
Tenha planejamentos mensais, semanais e diários. No planejamento diário, escreva sempre um dia antes, assim você já organiza sua mente e tudo flui com mais naturalidade. “Escreva, coloque no papel, anote no tablet, em algum lugar que você consiga visualizar, assim sua mente vai se familiarizando com as atividades”, ensina Sabrina.
Fazendo home office?
Se você está trabalhando em casa, pegue um papel e escreva de um lado as atribuições com a casa, família, pets; e do outro lado da folha, as atribuições profissionais. Procure ter equilíbrio entre elas. “Um exemplo é vou limpar o quarto e lavar o banheiro, coloque o celular de lado, dedique-se ao trabalho de limpeza por 25 minutos e descanse 5 minutos. Assim você vai aprendendo a ter foco e começar e concluir uma tarefa sem se dispersar”, sugere a personal.
Cada objeto tem sua casinha, tirou, retorne para o lugar
A personal explica que arrumar é deferente de organizar. “Arrumar seria o caminho percorrido e organizar a tarefa concluída. Organizar reúne técnicas e lógica. Quando algo é organizado tudo fica melhor, temos mais qualidade de vida e bem-estar. Aumenta a vontade de voltar para casa”, comenta.
Uma das dicas é ao retirar um objeto do lugar, depois de seu uso, imediatamente retorne para seu local de origem.
Tarefas diárias e semanais
Algumas tarefas são diárias como lavar o vaso sanitário e a pia do banheiro, varrer a casa, arrumar a cama, arejar a casa, lavar a louça, limpar a bancada da cozinha, mesa e fogão, recolher o lixo, higienizar o sapato usado no dia. Ela indica o Lysoform spray. “Não durma com a louça suja sobre a pia”, afirmou.
Já as tarefas semanais são: trocar roupas de cama e banho, passar roupas, preparar o menu da semana, fazer lista de compra, arrastar móveis, tirar o pó, limpar vidros e espelho, limpar utensilhos de cozinha, lavar banheiro, higienizar lixeiras, limpar microondas e forno.
Crianças a partir de 2 anos já podem ter tarefas
A personal incentiva a envolver as crianças em tarefas diárias, ensinando-as a cuidar de seus próprios brinquedos. “Saiba que os pais são exemplo, não adianta pedir organização se o quarto dos pais é uma bagunça”, alerta ela. A partir dos dois anos, os pequenos já podem receber responsabilidades. “Imprima um planner colorido e coloque com as atividades na altura dos olhos da criança e torne lúdico as ações. Mesma coisa ao convidar para estudar, tenha entusiasmo ao chamá-la para fazer suas tarefas escolares”.
Desapego
Roupas: se não usa há mais de um ano, avalie e desapegue. Roupa que não traz boas lembranças, passe adiante. E só doe peças em condições de uso .
Durma bem
Sabrina destaca que é importante dormir cedo para o descanso ideal e separe a primeira hora do dia para você. “Nesta sua hora faça o que você mais gosta, leia, medite, dance, pratique atividade física, silencie”, orienta ela. Quando a família acordar, a mesa já estará posta, pois no dia anterior você deixou tudo organizado, faltando apenas os itens de geladeira para serem colocados. Família reunida, casa organizada e cada um cumprindo suas tarefas com leveza e alegria.
Muito legal, dicas valiosas para o nosso dia a dia e aproveitar melhor o nosso tempo.
Gostei, tenho que ser mais organizada para meu filho tambem ser.
As mães precisam aprender a delegar tarefas, vivem sobrecarregadas