Aprenda a cultivar sua horta em casa

A horta é um jeito da gente se conectar com os ritmos naturais e com o mundo vegetal. E mais, é possível ter sua própria horta em casa, sabia? A engenheira agrônoma Elisandra Magnani, em parceria com a Ginco, nos traz algumas dicas preciosas para os primeiros passos na construção da sua horta:

  1. Escolha das espécies

O primeiro passo é a escolha do que será cultivado. É preciso saber que tipo de solo a espécie vive e se ela gosta de muita água ou não.

É importante organizar as plantas para escolher quais compartilharão o mesmo espaço, pois existem algumas espécies de plantas que são antagônicas e outras que combinam. Lembrando sempre de combinar plantas altas para fazer sombra para plantas menores. Quanto maior a variedade de espécies, maior a resistência à fungos, larvas e pulgões.

   

  1. A localização da sua horta

O local deve ser o mais plano possível para evitar a erosão ou o acúmulo de água no local. Observe a posição em relação ao sol, pois a horta deve receber a luz solar diretamente ao longo do dia, os canteiros devem ser construídos com a sua maior dimensão no sentido norte-sul. Ainda que existam espécies menos exigentes, a maior parte delas precisa de pelo menos 5 horas diárias de contato direto com a luz.

  1. Hora de preparar o solo

As hortaliças gostam de um solo rico em matéria orgânica para se desenvolver. Você pode comprar substratos prontos que são vendidos em qualquer viveiro ou floricultura. Mas pode fazer uma mistura de 1/3 de terra preta, 1/3 de vermiculita e 1/3 de matéria orgânica (húmus de minhoca, esterco de galinhas). Usando essa mistura você terá um solo leve e bem drenado não ficando encharcado ou compactado dificultando o desenvolvimento das raízes e o apodrecimento das mesmas.

  1. Adubação

Manter o solo da horta rico em nutrientes é uma forma de ajudar no crescimento das plantas. A adubação faz-se necessária também após a colheita. O solo precisa receber uma nova remessa de nutrientes antes de receber o plantio de novas espécies. Essas adubações periódicas podem ser feitas com os mesmos compostos orgânicos utilizados no preparo do solo, quanto maior a variedade de adubos orgânicos, melhor para a saúde das plantas e claro, da sua família.

Podemos fazer o nosso próprio adubo em casa separando e utilizando o lixo orgânico e fazendo a compostagem, processo biológico de transformação da matéria orgânica.

  1. Cuidados na hora da irrigação

A rega é uma parte importante do processo de cultivo e influencia no desenvolvimento das plantas. O excesso de água é tão prejudicial quanto a falta dela, pois pode causar o apodrecimento das raízes, por isso é necessário que os canteiros sejam feitos com elevação e com um solo drenante e, quando usados vasos, que tenham furos no fundo. Os melhores momentos para rega são pela manhã ou ao final da tarde.

  1.  Cuidados com a saúde das Hortaliças

Pragas e doenças ocorrem durante o cultivo de qualquer espécie vegetal, e portanto, as hortaliças não são exceção. As pragas são insetos que parasitam as plantas, causando-lhes certos prejuízos. A identificação das pragas é importante para saber a forma de controle de cada uma, a variedade das espécies de hortaliças já é uma forma de controle, pois algumas plantas repelem as pragas, o controle de pragas e doenças deve ser feita de maneira a evitar a utilização de defensivos agrícolas, sendo que podem ser usadas medidas preventivas e medidas curativas.

 

Agora que você já sabe como começar sua horta, é a hora de aproveitar essas dicas da Ginco e colocar as mãos na massa, ou melhor na terra.

Quer saber mais? Acompanhe o insta da nossa convidada do post de hoje @elimagnaniplantas

 

Ginco, faz bem viver e ser daqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *