Cinza e amarelo são as cores de 2021

Referência mundial em consultoria de cores, a Pantone apontou as que serão tendências neste ano de 2021: o cinza Ultimate Gray e o amarelo Illuminating. A combinação, segundo a empresa, representa resiliência e, ao mesmo tempo, otimismo.  É a primeira vez que a Pantone elege o cinza como destaque anual.

As cores escolhidas pela Pantone indicam tendências para moda, design, arquitetura e decoração. Para a arquiteta Bruna Medeiros, as duas cores representam o paradoxo que a humanidade está vivendo em tempo de pandemia. “Uma época um pouco instável, mas ao mesmo tempo a população precisa acreditar no futuro para seguir firme. Percebo o cinza como uma base sólida, neutra, que transmite segurança, está no meio entre o preto e o branco que são cores emblemáticas. Já o amarelo transmite muita energia, basta lembrar que na natureza o símbolo maior de amarelo é o sol, que traz a sensação de calor, vida, acolhimento”, pontua Bruna.

Na arquitetura, Bruna comenta que o cinza é usado há muito tempo e sempre foi bem recebido. Enquanto o amarelo, os menos ousados podem estranhar, porém a dica e utilizar a cor em pequenos detalhes. “O amarelo pode vir em elementos fáceis de serem trocados. Por ser uma cor estimulante, dependendo do uso do espaço não é desejável, mas a composição com o cinza equilibra e é perfeita: sóbrio do cinza combina com o amarelo divertido e descontraído”, acrescenta ela.

Os dois tons criam ambientes acolhedores e cheios de personalidade, tanto assim que a arquiteta Luciana Duarte elegeu a combinação para a elaboração de um quarto infantil, inspirado  no conceito Montessoriano, que segue a linha pedagógica da renomada educadora italiana Maria Montessori (1870-1952). Os elementos lúdicos e móveis proporcionais à criança priorizam o desenvolvimento natural dos pequenos na conquista da sua autonomia. Projetado em uma residência no Florais dos Lagos, o quarto favorece a imaginação criativa.

A arquiteta Bianca Parra também apostou nas duas cores para um quarto infantil, divertido e confortável, em uma casa no Florais Itália. “Quarto infantil tem sempre um ar especial e lúdico, eu amo projetar para os pequenos”, pontuou ela.

 

A intenção deste projeto, explica ela, é que esse seja um ambiente funcional, que cresça junto com o pequeno cliente, optando pelo uso do cinza e do amarelo, criando um quarto moderno e lúdico, somado aos adornos, que podem ser facilmente substituídos. “O legal de tudo é que a cama e o roupeiro já são existentes e, com pequenas intervenções, foi possível encaixar perfeitamente na proposta”, destacou ela,  acrescentando que essa combinação de cor do ano 2021 pode ser usada em diferentes ambientes da casa, desde uma sala de estar mais clássica, um quarto contemporâneo ou mesmo na cozinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *