Antes uma estrada estreita e poucas edificações. Hoje, uma das regiões que mais cresce com planejamento e se valoriza em Cuiabá. Assim é a região dos Florais, que recebeu o primeiro condomínio horizontal residencial da Ginco Urbanismo – Florais Cuiabá, prospectado em 2001, lançado em 2002 e entregue em 2004. “Na época, era uma região um pouco esquecida. Quando escolhemos, muitas pessoas nos questionaram sobre o local, mas sempre acreditamos que ali aconteceria uma transformação na forma de ocupação na cidade. E 20 anos depois, podemos comprovar isso”, comenta Julio Braz, da Ginco Urbanismo.
A ocupação residencial impulsionou o comércio na região. Para o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon/MT), Júlio Flávio de Campos de Miranda, os condomínios horizontais foram pioneiros naquela região, que a partir da construção do primeiro condomínio da Ginco, estimulou a demanda para imóveis comerciais. “Hoje temos boas escolas, restaurantes, diversos serviços e produtos”, destaca ele, acrescentando que a localidade hoje oferece infraestrutura urbana, facilitando a circulação de pessoas para o Centro Político Administrativo, para o centro da cidade, para Chapada dos Guimarães, fazendas e municípios do norte do estado. Além de contribuir para a mobilidade, a inserção de novos lotes para moradia e negócios aquece o segmento da construção civil.
O empresário do ramo imobiliário Itamar Veras acompanha a mudança no desenvolvimento urbano. Ele conta que foi o segundo a construir sua casa no Florais Cuiabá, em uma época em que quase não existia fluxo de pessoas ou veículos no local. “Quando me deparei com um projeto de um condomínio com diversas opções de lazer e segurança para minha família, não tive dúvidas e adquiri meu lote e construí minha casa. Hoje atuo no segmento de construção de residências e investi em diversos terrenos em condomínios, como Belvedere”.
“Quando me deparei com um projeto de um condomínio com diversas opções de lazer e segurança para minha família, não tive dúvidas e adquiri meu lote e construí minha casa”, Itamar Veras
Já a médica dermatologista Natasha Crepaldi acaba de lançar uma nova unidade de spa, na localidade. “Percebi que os condomínios horizontais incrementaram o bairro pela demanda por serviços de qualidade, uma excelente oportunidade para o nosso empreendimento”, conta a médica, que observa uma intensa procura pelos moradores da região.
Contorno Leste – A avenida dos Florais está na rota do Contorno Leste, que interligará o Distrito Industrial à Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), beneficiando mais de 50 bairros na capital, preenchendo vazio imobiliário em regiões com grande potencial de crescimento urbano e econômico.
Em entrevista à radio CBN, o prefeito Emanuel Pinheiro destacou a importância da avenida. “É uma obra que entrará para a história, como entrou a Avenida Beira Rio, no tempo de Rodrigues Palmas, como entrou a Miguel Sutil, na época de Dante Martins de Oliveira, e como também entrou a Avenida das Torres, no tempo de Wilson Santos”, pontuou o gestor. São mais de 17 km de pavimentação e desenvolvimento que irão alcançar as regiões Sul, Leste e Norte de Cuiabá.
A Avenida Contorno Leste contará, ao longo de sua extensão, com grande estrutura de mobilidade urbana. De acordo com o projeto, a via terá 17,3 quilômetros de pista dupla, cada uma delas constituídas por duas faixas de rolamento, de 3,60 metros, e acostamento. A avenida possuirá também ciclovia em todo o seu prolongamento, calçada, canteiro central e iluminação de LED. Além disso, em pontos estratégicos, serão construídas ao menos 13 rotatórias e duas pontes sobre o Rio Coxipó.